Pedido - 02/05/2024 14:59 (atualizado em 02/05/2024 15:06)

Governador do RS pede que ‘Enem dos Concursos’ seja adiado por conta das chuvas intensas

O município de Santa Maria, que registrou uma morte, teve o maior volume de chuva e o maior número de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Chuva rompeu o asfalto da BR-290 em Eldorado do Sul – Foto: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou na quarta-feira (1º) que vai pedir uma alternativa ao Governo Federal para evitar prejuízo aos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado. Os temporais no Estado já causaram 13 mortes.

Conhecido como “Enem dos Concursos”, o exame será realizado no próximo domingo (5) em 228 cidades brasileiras.

Mais de 2 milhões de candidatos disputam 6.640 vagas em 21 órgãos do Governo Federal.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ressaltou nesta quinta-feira (2) que ainda não há previsão de alteração da data da prova, mas segue acompanhando a situação.

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido às chuvas intensas na noite de quarta-feira (1º) – Foto: Reprodução/Band

Em entrevista coletiva na quarta-feira, o governador Eduardo Leite declarou que o concurso ficou “completamente inviabilizado” no fim de semana em vista das enchentes. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública.

“Vamos solicitar que seja encaminhada algum tipo de solução para o Concurso Nacional Unificado. Não tenho condições de avaliar qual neste momento. O que tenho é a confiança de que haverá de ser dado algum tipo de solução para o governo federal para não punir a população gaúcha que vai ter restrições”, afirmou.

Candidatos do Concurso Público Nacional Unificado

Um total de 80.348 mil candidatos vão participar do “Enem dos Concursos” em 10 cidades do Estado gaúcho. Santa Maria, que teve o maior volume de chuva, é também o município com mais inscritos no exame (9.003) e registrou uma morte.

A Fundação Cesgranrio é responsável pelo processo seletivo e a divulgação final dos resultados está prevista para 30 de julho. Os candidatos já podem conferir seu local de prova pelo site na “Área do Candidato”.

Fortes chuvas castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). De acordo com a Defesa Civil, 134 municípios foram afetados e 13 pessoas morreram, além de 21 desaparecidas.

Cerca de 3.079 pessoas tiveram que buscar abrigos e 5.257 ficaram desalojados, na casa de familiares ou amigos. Os temporais causaram  deslizamentos, quedas de pontes e árvores e alagamentos.

Em coletiva de imprensa na quarta-feira (1º), o governador Eduardo Leite PSDB qualificou como “o maior desastre do estado” e afirmou que o Rio Grande do Sul vive uma “situação de guerra”.

SC também entra em alerta após frente fria que causou estragos no Rio Grande do Sul chegar ao Estado
A frente fria e a corrente de jatos de baixos níveis que causaram as chuvas fortes no Rio Grande do Sul chegaram em Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, são previstas chuvas intensas e volumosas a partir desta quinta-feira (2).

O risco, segundo a Defesa Civil, é alto para enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense.

Os locais mais sensíveis e com risco de inundação são o Rio Uruguai e os de divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó. Além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecózinho e do Peixe.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...