DE JANEIRO A ABRIL - 03/05/2024 08:06 (atualizado em 03/05/2024 10:47)

Em quatro meses, mais de 540 autos de infração de trânsito foram expedidos em Maravilha

De acordo com a Polícia Militar, não usar o cinto de segurança e dirigir manuseando o celular são as infrações mais recorrentes no município
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo/O Líder

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Como forma de contribuir com o movimento e alertar sobre a importância do assunto, a equipe de reportagem do Jornal O Líder foi em busca dos dados sobre os acidentes de trânsito registrados no município. 

De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar em Maravilha, Capitão PM Junior Tatsch, foram registrados 158 acidentes, entre 1° de janeiro a 30 de abril de 2024. Destes, 115 com danos materiais e 43 com lesões corporais. 

Neste mesmo período, foram expedidos 546 autos de infração de trânsito no município. Ou seja, em média quatro por dia. A seguir, confira quais foram as infrações mais recorrentes.

INFRAÇÕES MAIS RECORRENTES
1 - Deixar o condutor de usar o cinto segurança; 
2 - Dirigir veículo manuseando telefone celular; 
3 - Conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado;
4 - Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC
5 - Usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados
6 – Transportar criança sem observância das regras de segurança estabelecidas pelo CTB.

AVALIAÇÃO
De acordo com o Capitão PM Junior Tatsch, a desobediência à legislação, no que diz respeito às regras de circulação, parada e estacionamento previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desponta como o principal problema, não só em Maravilha. Assim, ao não acatar o mandamento legal, o condutor acaba cometendo uma infração de trânsito e por consequência comprometendo a segurança viária.
Ao citar as infrações mais recorrentes no município, como o manuseio do celular ao dirigir e a falta do uso de cinto de segurança, ele também coloca em destaque a inobservância da preferência de passagem nas rotatórias. “Estas condutas interferem diretamente na segurança do trânsito, aumentando o risco de acidentes”, enfatiza.
O comandante destaca que as normas que regem o trânsito são elaboradas a partir de estudos técnicos e da observação da realidade, buscando proporcionar o maior nível de segurança aos usuários. Por esta razão, obedecer à sinalização é a melhor forma de melhorar a segurança do trânsito, além de proporcionar melhor fluidez. “O trânsito é complexo e dinâmico e envolve diversos atores, com diferentes necessidades e prioridades; harmonizar tudo isso é o grande desafio a ser vencido, para que tenhamos um trânsito mais seguro e humanizado. Por isso a conscientização e a fiscalização precisam andar juntas”, diz.

Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...