Policiais Rodoviários Federais apreenderam na tarde desta quarta-feira (5), cerca de 470 cigarros eletrônicos, 45 refis para cigarros e 580 caixas com balas de nicotina contrabandeados. A apreensão dos produtos contrabandeados aconteceu na BR 153, em Água Doce, no Oeste de Santa Catarina.
A mercadoria foi localizada no porta-malas de um automóvel emplacado em Belo Horizonte/MG que pertence a uma locadora. O automóvel foi abordado pelos policiais durante fiscalização. A condutora, de 46 anos, revelou aos policiais que adquiriu os produtos em Foz do Iguaçu/PR para pagar uma dívida.
Ela foi levada à Delegacia da Polícia Federal em Chapecó e deve responder pelo crime de contrabando. Já a mercadoria foi encaminhada para o depósito da Receita Federal em Joaçaba.
Segundo resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os dispositivos eletrônicos para fumar são produto de importação absolutamente proibida, sendo que sua prática configura crime de contrabando. Essa proibição se estende a acessórios e refis destinados ao uso no dispositivo.