Às 17h51 da próxima quinta-feira (20) começa o inverno em todo o Brasil. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No ano passado, a nova estação começou às 11h58 do dia 21 de junho. Por que as datas e horários de início das novas estações mudam de ano para ano?
El Niño chega ao fim, com previsão de La Niña; entenda o que pode mudar no clima
De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o início do inverno no hemisfério sul é marcado pelo solstício, termo originado do latim que significa "sol parado". Ainda segundo o órgão, o termo é fruto da observação de astrônomos antigos que viram trajetória do Sol no céu.
"A cada dia, a posição do Sol ao meio-dia no céu mudava. A posição ia ficando cada vez mais alta até atingir um ponto máximo e, então, o sol parecia "parar". Em seguida, a localização começava a diminuir e também "parava" antes de começar a subir novamente. Esses momentos de "parada" correspondem aos solstícios de verão e de inverno, respectivamente.", explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional
No caso do outono e primavera, o início das novas estações têm relação com os equinócios, que em latim significa " noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Com isso, segundo Josina, o início das novas estações do ano é marcado pela mudança da inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também em relação ao ano trópico: o tempo em que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
Noites mais longas, dias mais curtos
“A partir de então, o sol começa a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde para novamente chegar ao mesmo comprimento do dia e da noite em data próxima ao equinócio de primavera. Os dias continuam sendo cada vez maiores até a menor noite do ano que ocorre em data próxima ao solstício de verão. Esse efeito é tão maior quanto mais afastado do equador terrestre o observador se encontra”, explica Josina.
Como observar o "sol parado"?
Como vai ser o inverno?
O inverno será marcado pelo fim do El Niño e início do La Niña, que deve começar entre julho e agosto. A chegada do fenômeno tem potencial de provocar frentes frias mais intensas, segundo o Climatempo.