A vereadora Cris Zanatta (PSDB) apresentou uma moção de
apelo solicitando à Administração Municipal que promova eventos que reativem as
festas carnavalescas no município. A vereadora destaca que o pedido se
fundamenta em ofício enviado à Câmara pela presidente e pelo vice-presidente do
Conselho Municipal de Cultura, Maria Inêz Frozza Borges dos Santos e Anderson
Luiz Raasch. A moção foi defendida durante a sessão desta terça-feira (18) da
Câmara Municipal de São Miguel do Oeste.
“Considerando a importância histórica e cultural do Carnaval
em nosso município, faz-se necessário resgatar essa tradição que, em anos
anteriores, desempenhou um papel significativo na valorização da cultura local
e na integração comunitária. A realização de eventos carnavalescos não só fortalecerá
a identidade cultural de São Miguel do Oeste, como também proporcionará uma
plataforma para que artistas, artesãos, músicos, dançarinos e outras categorias
culturais possam se expressar e se valorizar”, destaca a vereadora.
“A organização de atividades específicas, como um baile
noturno para adultos e eventos diurnos para o público infantil, contribuirá
para a inclusão e participação de todas as faixas etárias na celebração do
Carnaval. Além disso, a destinação da praça central como palco para o desfile
de blocos independentes, com jurados e premiações, incentivará a formação de
blocos carnavalescos, promovendo a criatividade e a competição saudável, além
de atrair turistas e fortalecer o comércio local”, acrescenta Cris Zanatta.
Por fim, ela afirma que “a revitalização do Carnaval
proporcionará um espaço seguro e saudável para que os jovens possam se engajar
em atividades culturais, desenvolver habilidades artísticas e fortalecer laços
comunitários. O envolvimento dos jovens nas festividades carnavalescas ajudará
na promoção de valores como trabalho em equipe, respeito às diferenças
culturais e orgulho pela identidade local”.
A moção foi subscrita por Maria Tereza Capra, Carlos
Agostini, Vanirto Conrad, Gilmar Baldissera, Paulo Drumm, Elias Araújo e Ravier
Centenaro, e é destinada ao prefeito e ao secretário de Esporte e Cultura.