O Calendário Acadêmico Unificado (CAU) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deve ser retomado nesta semana, conforme aprovação nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Superior (Consup). O calendário poderá ser retomado a partir de quinta-feira (27) ou até o fim da greve, que terá a data definida após votação, prevista para quarta-feira (26).
Possíveis ajustes no CAU, devido ao período de suspensão, deverão ser discutidos em uma reunião extraordinária do Consup, prevista para 8 de julho.
Novos cursos deverão ser criados
Os conselheiros aprovaram também a criação de dois novos cursos: especialização em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, do Campus Araranguá, que será ofertado a distância a partir do primeiro semestre de 2025, com 40 vagas por turma e duração de 18 meses; e técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio, do Campus Florianópolis
Continente. Este último é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha, atendendo atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Foi autorizada também a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Campus Florianópolis, para priorização da oferta do curso de Engenharia Civil.
O conselho aprovou ainda, mediante ajustes, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (PEAPEE), documento elaborado para rever e atualizar planos anteriores de 2006 e 2018.
O documento tem como objetivo garantir o acesso de estudantes à instituição, permanência e o êxito escolar, por meio de diversas ações institucionais como mapeamento de ações e projetos, diagnósticos e implementação de programas e projetos na área. O PEAPEE foi aprovado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em abril e prevê, no cronograma de implantação, ações até outubro deste ano.
Fim da greve nacional
Professores da rede federal de ensino básico e técnico suspenderam a greve nacional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e aceitaram, no último sábado (22), uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A situação se arrastava desde abril. As informações são do g1.O fim da paralisação também foi aprovado pelos técnicos-administrativos que integram os IFs e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico mantidas pelo governo federal.
A decisão aconteceu durante plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Conforme informações da entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.
O Sinasefe ressalta que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. A expectativa é que isso aconteça até quarta-feira (26).
Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo federal já apresentou propostas às categorias, mas ainda está em análise e negociação.
As propostas aceitas pelas categorias foram apresentadas e negociadas neste mês pelo governo federal. O acordo aprovado pelos técnicos-administrativos do ensino básico prevê dois reajustes salariais:
- 9% em janeiro de 2025
- 5% em abril de 2026Há ainda um compromisso firmado para melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira. A proposta prevê ainda a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que permite a remuneração dos profissionais por titulações acadêmicas.