Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, quartel de Maravilha, atende seis municípios, que juntos somam mais de 40 mil pessoas, em área territorial superior a 640 km². Os municípios são: Santa Terezinha do Progresso, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Tigrinhos e São Miguel da Boa Vista.
Atualmente a equipe conta com 16 bombeiros militares e 53 bombeiros comunitários, que se revezam em escala de serviço. Nos seis primeiros meses do ano, mais de mil ocorrências foram atendidas. A corporação agradece o apoio da comunidade e reforça o compromisso de continuar trabalhando com dedicação e eficiência, para proteger e servir a todos.
DADOS
“Para fazermos um pequeno balanço deste primeiro semestre de 2024 (até o dia 25 de junho), a corporação atendeu um total de 1006 ocorrências e conduziu 865 pessoas para atendimento médico, isso dá quase 180 ocorrências por mês. Os atendimentos pré-hospitalares foram os mais frequentes, somando 903 ocorrências, destacando-se como a principal atuação dos bombeiros. Em segundo lugar, os acidentes de trânsito contabilizaram 57 ocorrências, seguido por 25 incêndios combatidos. A corporação também respondeu a 15 casos de corte de árvores causados por tempestades e efetuou a captura de 6 animais”, destacam.
AÇÕES
Além das respostas emergenciais, o Corpo de Bombeiros de Maravilha tem investido fortemente na prevenção de acidentes. Neste ano, com o apoio da Secretaria de Educação de Maravilha, 198 crianças foram formadas como bombeiros mirins.
Também foram realizadas ações educativas, com o apoio das Secretarias de Assistência Social de Flor do Sertão e de Maravilha, e formadas 70 crianças através do Projeto Golfinho, que visa conscientizar os pequenos sobre a importância da prevenção de acidentes e preservação em ambientes aquáticos. “A corporação também esteve presente em diversos eventos sociais, onde tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimentos de prevenção e estreitar os laços com a comunidade. Essas iniciativas refletem o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em não apenas responder a emergências, mas também em atuar proativamente para reduzir riscos e promover uma cultura de prevenção”, afirmam.