A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) realizou uma megaoperação contra o tráfico de drogas no Estado entre os dias 24 e 28 de junho. Durante as ações ostensivas, 123 pessoas foram detidas e mais de 250 kg de entorpecentes foram apreendidos.
As ações fazem parte da segunda etapa da Operação Nárke. A atuação da PMSC na operação teve foco em abordagens nas estradas, buscando realizar prisões em flagrante por transporte de grandes quantidades de drogas em rodovias estaduais e rotas alternativas.
Já nas áreas urbanas, as ações concertaram na ronda ostensiva em locais suspeitos de venda de drogas e pontos de armazenamento.
Mais de 250 kg de drogas
Segundo a PMSC, foram apreendidas 243,8 kg de maconha, 4,7 kg de cocaína, 2,7 kg de crack, 211 unidades de ecstasy e 1 kg de skunk. Também foram capturadas 11 armas de fogo, sendo quatro revólveres, quatro pistolas e três espingardas.Megaoperação teve âmbito nacional
A Operação Nárke é uma ação conjunta entre as polícias de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. “O principal objetivo foi garantir que tanto o risco real quanto a percepção de risco relacionados ao tráfico de drogas fossem reduzidos”, informou a PMSC.“As ações incluíram a repressão e coibição de atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas, além da redução dos indicadores de criminalidade relacionados ao crime”, concluiu a nota.
A segunda fase da operação aconteceu simultaneamente em âmbito nacional. A escolha da semana de deflagração dessa fase foi feita em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26 de junho.
Polícia Civil cumpriu 26 mandados de prisão
As prisões ocorreram em oito cidades de Santa Catarina: São José, Joinville, Florianópolis, Chapecó, Concórdia, Tubarão, Gaspar e Blumenau.