Em apenas três operações realizadas pelo DNIT no primeiro semestre de 2024 foram flagrados 340 caminhões com excesso de peso na BR-282 e BR-470. A fiscalização ocorreu nos meses de abril, junho e julho e 2.404 veículos foram abordados.
O fato de 14% dos caminhões fiscalizados apresentarem um volume de carga acima do permitido preocupa por duas razões. A primeira delas é que aumenta o risco de acidentes (os veículos ficam mais difíceis de serem parados no caso de necessidade de frenagem brusca). E a segunda questão, não menos importante, é o dano causado no pavimento.
O DNIT investiu R$ 200 milhões entre janeiro e maio em Santa Catarina apenas em manutenção.
Enquanto as rodovias concessionadas possuem pontos fixos de fiscalização, o mesmo não ocorre nos trechos que são de responsabilidade do DNIT. O órgão federal depende de balanças móveis, o que dificulta a fiscalização.
No caso das rodovias pedagiadas, a fiscalização é constante. Nas demais, depende de uma força-tarefa de montagem de equipamento e mobilização de efetivo.