Aperfeiçoamento - 06/07/2024 07:48

Saúde realiza 1° curso de condutores socorristas do Samu em SC

Capacitação prepara os profissionais para atuação segura no transporte de pacientes em situação de emergência.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), realizou o Primeiro Curso para Condutores Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina. A capacitação foi realizada com profissionais da região da Grande Florianópolis. Na sequência, os condutores das demais regiões serão contemplados.

“Implementar e manter programas de capacitação para condutores socorristas é um investimento essencial para garantir uma rede de atendimento mais robusta e preparada para fortalecer o sistema de saúde como um todo”, explica o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.

O objetivo da capacitação é preparar os profissionais para atuar de maneira eficiente e segura no atendimento e transporte de pacientes em situações de emergência. Para isso, o curso foi realizado na modalidade híbrida, combinando aulas teóricas online e práticas presenciais. A abordagem proporciona uma formação completa e adaptada às necessidades atuais, garantindo que os participantes adquiram conhecimentos fundamentais e habilidades essenciais para o desempenho de funções.

"Este curso representa nosso compromisso contínuo com a formação e o aprimoramento dos profissionais da rede de urgência e emergência catarinense, principalmente aqueles que atuam no atendimento pré-hospitalar, assegurando que estejam preparados para responder de maneira adequada e eficaz aos atendimentos que exigem uma intervenção rápida e coordenada”, ressalta Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências.

Na carga horária de 33 horas, além de teoria e prática, é realizada uma avaliação de conhecimentos, com nota mínima de sete pontos. Entre os conteúdos teóricos estão Legislação Brasileira de Trânsito/direção defensiva e mecânica básica, Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) e noções básicas de trauma. Já as aulas práticas contam com parto fisiológico, controle de hemorragia e outros.

Ao término do curso, os participantes receberão um certificado, emitido pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, atestando a capacitação para atuar como condutores socorristas, conforme as normas estabelecidas.
Condutores socorristas capacitados são capazes de reduzir o tempo de resposta da ocorrência e aumentar as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes.

Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...