O Vasco anunciou o retorno de Philippe Coutinho, nesta quarta-feira, 10. O meia chega ao Cruzmaltino por um ano de empréstimo junto ao Aston Villa e está de volta ao clube em que foi formado 14 anos depois de sua saída.
Aos 32 anos, a nova estrela vascaína jogou a última temporada pelo Al-Duhail, do Catar, também emprestado pelo clube inglês detentor de seus direitos. Em 23 partidas, marcou oito gols e deu duas assistências.
Revelado como uma das grandes promessas da geração, Coutinho foi vendido para a Inter de Milão em 2008, mas deixou o clube apenas ao completar 18 anos, em 2010. Na Europa, além do clube italiano, defendeu o Espanyol, o Liverpool, o Barcelona, o Bayern de Munique e o Aston Villa.
Coutinho ainda acumulou passagens pela seleção brasileira. Ao todo, fez 68 jogos com a camisa pentacampeã do mundo, com 21 gols marcados e 11 assistências. Ele ainda defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2018 e na Copa América de 2015, 2016 e 2019.
A grande fase de sua carreira foi com a camisa do Liverpool, ao lado de Luis Suárez inicialmente e na sequência como protagonista. O tamanho destaque rendeu a compra mais cara da história do Barcelona, custando 135 milhões de euros, em janeiro de 2018.
Com a camisa blaugrana, porém, o brasileiro viveu o início de um período de queda na carreira. Desde então, o meia teve 12 lesões e nunca mais conseguiu reeditar o nível durante os anos de Liverpool. Agora, busca reencontrar a boa fase em “sua casa”, o Vasco da Gama.