Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, principal indicador de inadimplência do Brasil, apontam que, de maio para junho, 3 mil pessoas saíram da lista de devedores em Santa Catarina. O levantamento de junho revela, no entanto, que mais de 2 milhões de pessoas estão inadimplentes no Estado, que tem o terceiro menor índice de devedores do Brasil.
A tendência de queda é nacional: em um mês, 918 mil brasileiros saíram do cadastro de negativação, contabilizando uma redução de 1,25% entre maio e junho deste ano, conforme os dados divulgados pela Serasa. O país tinha 72,5 milhões de inadimplentes em junho, e o país contabiliza 273 milhões de dívidas, que, somadas, alcançam a marca de R$ 397 bilhões.
— Essa é a primeira vez no ano que registramos duas quedas da inadimplência em sequência — afirma Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome.
— A continuidade do calendário de restituição de imposto de renda pode ser um dos fatores que contribuem com essa queda. A injeção de dinheiro no mercado e outros indicadores econômicos, como a redução da taxa de desemprego nos últimos meses, podem continuar influenciando o indicador de forma positiva — diz.
Dívidas com bancos e cartões de crédito seguem sendo o principal motivo para o endividamento no país, com 29,16% do total de dívidas dos inadimplentes. Contas básicas, como água, luz e gás, ocupam o segundo lugar (21,85%). Nesta categoria houve uma queda em relação a maio, com diminuição de 1,25 pontos percentuais.