Os moradores de Santa Catarina poderão observar o eclipse lunar previsto para ocorrer entre a noite de terça-feira (17) e quarta-feira (18) caso as condições climáticas favoreçam. Contudo, para garantir o acesso de todos, o Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também vai transmitir o evento astronômico no canal no Youtube.
Segundo Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do ON, este é o segundo eclipse lunar deste ano. O fenômeno está previsto para começar por volta das 21h40min de terça-feira e com fim marcado às 1h47min da madrugada de quarta-feira.
— Todo eclipse total tem primeiro a fase penumbral, depois a parcial, depois a total, depois nova fase parcial e depois nova fase penumbral. E todo eclipse parcial tem primeiro a fase penumbral, depois a parcial e depois a penumbral — explica.
Neste evento, ainda de acordo com a especialista, há o alinhamento, nessa ordem, entre o Sol, a Terra e a Lua Cheia.
— Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, quando a Lua entra na sombra da Terra, quem estiver vendo, vê a Lua eclipsada. Ou seja, para os locais onde é noite na hora do eclipse, será visível: o que vai diferir de um local para outro é a altura da Lua no céu — continua Josina Nascimento.
Para acompanhar o eclipse lunar não é necessário nenhum instrumento específico ou cuidado especial. Contudo, é necessário que as condições do tempo estejam favoráveis, sem nuvens no céu.
Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira é de nuvens do centro ao leste do Estado, bem como chance de chuva fraca e ocasional nas áreas litorâneas. A condição se mantém na quarta.
- Início do eclipse penumbral às 21h41min
- Início do eclipse parcial às 23h12min
- Máximo do eclipse parcial às 23h44min
- Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00h15min
- Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01h47min