O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta terça-feira (17), que o ministro Dias Toffoli foi internado com problemas respiratórios. Segundo a corte, Toffoli está com quadro de broncopneumonia, uma inflamação que afeta os pulmões.
A equipe médica que atende o ministro informou em boletim que ele foi internado na segunda-feira (16). “No momento encontra-se estável, respirando espontaneamente e sem previsão de alta.”
Essa não é a primeira vez que Toffoli apresenta problemas respiratórios. Em 2020, o ministro tinha sido internado com pneumonite alérgica. Em 2022, também foi ao hospital devido a um processo alérgico no pulmão.
A internação de Toffoli ocorre após Brasília amanhecer, por dois dias seguidos, coberta por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, 52 militares, 20 agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas no Parque Nacional.
Brasil lidera ranking mundial de queimadas
Na última sexta-feira (13), o Brasil registrou 3,8 mil focos de incêndio, liderando o ranking global com 28% de todos os focos de incêndio no mundo. A Amazônia foi a região mais afetada, concentrando 46% das áreas atingidas pelo fogo no país.
Os dados são do sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram atualizados no sábado (14).