Três cidades de Santa Catarina e do Paraná amanheceram nesta quinta-feira (19) com a presença de viaturas da Polícia Federal nas ruas. Isso porque foi deflagrada uma operação contra um esquema de contrabando de vinhos argentinos, produtos trazidos de forma clandestina ao Brasil para serem vendidos ilegalmente no litoral catarinense.
Batizada de “Malbec”, em referência às uvas que dão origem a um tipo de vinho, a operação é resultado de uma investigação iniciada em janeiro de 2023, quando houve a prisão em flagrante de um homem na região Norte de SC. Ele foi abordado enquanto transportava cerca de 600 garrafas de vinho argentino em um veículo alugado, com as caixas ocupando quase todo o espaço interno do carro.
A partir disso, foi iniciada a operação que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis localizados nas cidades catarinenses de Joinville e São Ludgero, além do município de Barracão, no Paraná.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados serão indiciados por associação criminosa e contrabando, crimes que podem resultar em penas de até 8 anos de reclusão.
“A atuação da Polícia Federal no combate à importação ilegal de bebidas visa a proteção da sociedade brasileira, impedindo a entrada de produtos que não atendem aos padrões de qualidade e de identidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a sonegação de impostos”, disse a Polícia Federal em nota. O balanço da operação desta quinta-feira (19) ainda não foi divulgado.