Saúde - 19/09/2024 10:58

SC registra falta de vacinas em pelo menos 128 municípios

Ministério da Saúde diz que levantamento traz questões pontuais que estão sendo acompanhadas.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Vacina protege contra o HPV de baixo risco, tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais, e de alto risco tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral. — Foto: Instituto Butatan/Divulgação

Pelo menos 128 cidades de Santa Catarina têm falta de vacinas, apontou um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Ao menos seis imunizantes estão em falta no estado.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que mantém envios regulares de vacinas aos estados e que não há falta generalizada de vacinas no Brasil. Ainda de acordo com o ministério, o levantamento traz questões pontuais que estão sendo acompanhadas por meio de estratégias para manter a vacinação em dia.

As vacinas que estão em falta, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), são:

- Imunoglobulina anti-hepatite B 100 UI
- Vacina Varicela
- Vacina DTP
- Vacina Febre Amarela
- Vacina DTPa acelular (CRIE)
- Vacina HPV

Na lista, uma das preocupações é com o desabastecimento de doses do imunizante da varicela, que protege crianças da catapora.

"A criança, ao nascer, recebe essa vacina e a gente tem um reforço aplicado nas crianças em quatro anos. E a gente não tem uma substituição. Então a gente não tem, no momento, uma vacina e nem um prazo de regularização dessa vacina no país. A ausência do imunizante vai aumentar o risco de problemas, de doenças, até de surtos, que são doenças preveníveis", disse a epidemiologista Alexandra Crispim Boing da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Sobre a vacina contra a varicela, o Ministério da Saúde informou que foram compradas 2 milhões de doses no fim do ano passado e que 150 mil unidades do imunizante serão entregues aos estados até o fim deste mês.
SC enfrenta falta de vacinas em pelo menos 128 municípios

A pesquisa revelou que 128 cidades catarinenses não têm em estoque imunizantes que fazem parte da rotina básica de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Cabe ao Ministério da Saúde o fornecimento de todas as vacinas que estão no calendário nacional de vacinação. Sejam elas aplicadas na forma de rotina ou na forma de campanha. Aos estados, cabe o recebimento dessas vacinas e distribuição para os municípios", afirmou o diretor da Dive/SC, João Brancher Fuck.

"Entretanto, o Ministério da Saúde não tem fornecido todas as vacinas que estão sendo solicitadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Essa é uma situação que já vinha acontecendo há alguns meses", completou.
Além do comprometimento da rotina vacinal, para os especialistas a falta de vacinas também impacta na confiança da população no Sistema Único de Saúde.

"Essa falta de vacina pode gerar essa desconfiança e ceticismo. Compromete, inclusive, a adesão às campanhas de vacinação. Quando a gente dessa regularização, dessa confiança no sistema, está muito ligada com a questão do abastecimento e resposta eficaz".

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...