A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (03), a Operação Nummularius, com o objetivo de combater crimes de evasão de divisas, câmbio ilegal, associação criminosa e lavagem de capitais. A operação ocorreu nas cidades de Florianópolis (SC), Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR), Valinhos (SP) e São Paulo (SP), onde foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.
Além das apreensões, veículos pertencentes aos investigados e empresas envolvidas foram sequestrados, e o bloqueio judicial de valores e ativos superiores a R$ 21 milhões foi determinado.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de um indivíduo em janeiro de 2023, transportando grande quantia de dinheiro, em moeda corrente e estrangeira, escondidos no forro de um veículo. Os valores seriam levados para fora do Brasil pela fronteira em Santana do Livramento (RS).
A PF identificou um grande esquema de câmbio ilegal e lavagem de dinheiro com sede em Florianópolis, cidade que atrai muitos turistas estrangeiros, especialmente argentinos. O esquema se estendia por cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, envolvendo empresas de câmbio sem autorização do Banco Central, usadas para movimentar valores ilícitos ligados a crimes como tráfico de drogas, corrupção e contrabando.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e beneficiários do esquema.