Eleitores estão relatando dificuldades para conseguir justificar a ausência do voto através do aplicativo e-Título neste domingo (6). As reclamações vão desde o tempo de espera na fila virtual até dificuldades em acessar o serviço, com mensagens de erro e pedido para repetir o acesso depois de alguns minutos.
Segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), os problemas estão acontecendo pela quantidade de acessos simultâneos, o que pode gerar esta fila virtual e as mensagens de erro, mas não há qualquer tipo de problema registrado no app.
O Tribunal Superior Eleitoral também confirmou que o aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. Por causa do grande número de acessos, houve um congestionamento no aplicativo, que provocou uma fila virtual. O tribunal destacou ainda que a justificativa pode ser feita até as 17h.
Foi o caso de Christine Weidemann, que está na Alemanha, mas conseguiu fazer a justificativa depois de um tempo de espera.
— Justificar pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral foi muito fácil e prático. Levei alguns minutos, mas com um pouquinho de paciência deu tudo certo — disse.
Vale lembrar que o e-Título só estava disponível para download até o último sábado (5) para ser usado no primeiro turno.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia 6 de outubro, conta com três formas de justificar a ausência na mesma data e horário de votação. Vale destacar que também é necessário justificar a falta no segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se for o caso.
Se não puder votar no dia do pleito, a forma mais simples é fazer esse procedimento pelo aplicativo e-Título. Mas também é possível justificar nos locais de votação e nas mesas receptoras de justificativa instaladas exclusivamente para essa finalidade, divulgadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelos cartórios eleitorais.