Em Santa Catarina, seis deputados estaduais e cinco federais estiveram nas disputas municipais em 2024. Desses 11, cinco foram bem-sucedidos: quatro às prefeituras e uma à Câmara de Vereadores.
Deputados que viraram prefeitos
Federal
Entre os federais, apenas Carmen Zanotto (Cidadania) obteve sucesso no pleito, tornando-se a nova prefeita de Lages. Ela está em Brasília desde 2011, quando foi suplente. Em 2014, foi eleita. Desde então, a deputada federal se reelegeu mais duas vezes.Quem assume o seu lugar na Câmara dos Deputados é Geovânia de Sá (PSDB).
Estaduais
Três deputados estaduais foram eleitos para as prefeituras:- Delegado Egídio (PL), em Blumenau;
- Estêner Soratto (PL), em Tubarão;- Edilson Massocco (PL), em Concórdia.
Quem assume as cadeiras dos novos prefeitos na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) são:- Junior Cardoso (PRD), no lugar de Egídio;
- Maurício Peixer (PL), no lugar de Soratto;
- Alex Brasil (PL), no lugar de Massocco.Tentaram, mas não conseguiram
Federais
Alguns deputados federais, apesar de terem projeção nacional, acabaram derrotados nos pleitos para as prefeituras municipais. Foram eles:- Ana Paula Lima (PT), terceiro lugar em Blumenau;
- Carlos Chiodini (MDB), terceiro lugar em Itajaí;- Pedro Uczai (PT), segundo lugar em Chapecó;
- Ricardo Guidi (PL), segundo lugar em Criciúma.Todos eles seguem seus mandatos em Brasília. Pedro Uczai (PT) estava afastado, mas retornará ao cargo.
EstaduaisDois deputados estaduais tentaram se projetar à prefeitos, mas não obtiveram sucesso. Foram eles:
- Marquito (PSOL), segundo lugar em Florianópolis;
- Sargento Lima (PL), segundo lugar em Joinville.Ambos continuam seus mandatos na Alesc até 2026.
Deputada vira vereadora
A única deputada federal que tentou vaga na Câmara dos Vereadores foi Carla Ayres (PT). Ela foi a quarta mais votada na capital e assumirá o cargo a partir de 2025.Na Câmara dos Deputados, ela ocupava o cargo de Pedro Uczai (PT), que estava afastado. Uczai voltará à Brasília, enquanto Ayres virá para Florianópolis.