O número de mulheres eleitas para as Câmaras de Vereadores em Santa Catarina teve um leve crescimento nas eleições do último domingo. Foram 577, o que corresponde a 19,81% do total de 2.912 vagas. Apesar do aumento, a proporção ainda é desigual: a cada 10 vereadores eleitos, oito são homens. Os dados foram reunidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Veja também:
Mulheres serão maioria no Legislativo de SMOeste
Em 2020, os municípios de Santa Catarina elegeram 525 mulheres. O número de cadeiras, no entanto, era menor: 2.890. Significa que as mulheres eleitas representaram 18,17% na época.
O aumento é discreto – mas, ainda assim, está acima da média nacional. Em todo o país, 18% dos vereadores eleitos são mulheres. Em 2020, eram 16%.
Outro dado importante para Santa Catarina é a quantidade de municipios que não elegeram nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores. Nas eleições de 2020 foram 44 cidades. O número passou para 33 nas eleições do último domingo.
A equidade entre homens e mulheres na representatividade política tem sido estimulada pela Justiça Eleitoral. A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) se empenhou em uma campanha pela eleição de mais mulheres no Estado.