A Rede Municipal de Ensino de Maravilha teve avanços importantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. Este é um indicador criado pelo governo brasileiro para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas em todo país.
Os dados são referentes ao ano de 2023. Nos anos iniciais, a Rede Municipal de Ensino de Maravilha alcançou a média de 6,7, um aumento importante em relação ao índice anterior. Em 2021, a média era de 5,9.
Nos anos finais do ensino fundamental, também houve avanços. Em 2021, a média era de 3,9, número que chegou a 4,9 em 2023, subindo exatamente um ponto. Estes números são somente da Rede Municipal, considerando desde o 1º ao 9º ano do ensino fundamental, das nossas três escolas: Centro Educacional Vereador Raymundo Veit, Centro Educacional Monteiro Lobato e o Centro Educacional Mundo Infantil (Caic).
A média do Ideb é resultado do desempenho dos alunos em avaliações, as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. Uma alta taxa de aprovação, por exemplo, indica que os alunos estão progredindo e realmente aprendendo. Esta é uma verdadeira inclusão, contemplando matrícula, material adequado, estrutura pedagógica, atendimento especializado e capacitação dos professores. Ainda é resultado da gestão dentro das escolas, que, eleitos por um processo democrático, fazem o possível para tudo acontecer.
Os objetivos do Ideb são monitorar a qualidade da educação, identificar áreas que precisam de melhorias, estabelecer metas para avanços e promover a transparência, permitindo que a sociedade acompanhe o desempenho das escolas e redes de ensino.
Para o município, os dados do Ideb ajudam a identificar pontos fracos e fortes, comparar metas, proporcionar o planejamento estratégico por profissionais da área e implementação de políticas e intervenções educacionais, que sejam eficazes e que direcionem melhor os investimentos e recursos.
Conforme o prefeito Sando Donati, os resultados do Ideb 2023 demonstram um esforço coletivo da Administração Municipal, em conjunto com a Secretaria de Educação e professores.
A secretária de Educação, Cleusamar Preuss, destaca ainda que a implantação do apostilamento no município em 2021 tem contribuído muito para estes avanços, pois o Sistema Aprende Brasil oferece material pedagógico e tecnológico, formação de professores, acompanhamento e orientação no que se refere as habilidades e competências que os alunos devem desenvolver. Em 2023, o município implantou currículo próprio, garantido o direito aos conhecimentos nacionais e regionais, conforme a BNCC/2017.