A chuva intensa começa a atingir Santa Catarina a partir desta quarta-feira (9), deixando o estado em alerta. O período de forte instabilidade e com precipitações persistentes atinge praticamente todas as regiões de SC.
De acordo com a Defesa Civil, uma baixa pressão no Paraguai, combinada com a circulação marítima, gera grandes volumes de chuvas que se estenderão até sexta-feira (11). A central de monitoramento emitiu alerta para as áreas que serão mais afetadas. Veja quais:
- Vale do Itajaí
- Grande Florianópolis
- Litoral Norte
- Litoral Sul
- Planalto Sul
Temporais isolados também são esperados em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. O Grande Oeste terá estas condições ao longo desta quarta-feira (9). Na quinta-feira (10), esses fenômenos podem atingir outras áreas do estado catarinense.
“Estamos diante de um cenário de risco elevado para deslizamentos e alagamentos nas regiões mais vulneráveis, especialmente nas áreas de encosta. A população deve ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil, pois os volumes de chuva podem ultrapassar os 200 mm em alguns pontos”, alerta o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Na sexta-feira (11), a circulação marítima perde a força, porém, uma nova frente fria chega ao estado trazendo mais chuvas e tempestades. O fenômeno atinge o Grande Oeste na madrugada de quinta para sexta e se espalha pelo estado ao longo do dia.
A frente fria começa a se afastar no sábado. O tempo deve se estabilizar no fim de semana em Santa Catarina.
Veja como se proteger das fortes chuvas no estado
- Evite áreas propensas a alagamentos e deslizamentos
- Fique atento a sinais de deslizamentos, como rachaduras e árvores inclinadas
- Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil pelo número 199