O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na segunda-feira, dia 14, que em setembro, 475.933 trabalhadores receberam o Abono Salarial. No entanto, ainda restam 247.754 trabalhadores que não efetuaram o saque do benefício, totalizando R$ 228.651.555,00 em valores disponíveis. O calendário de pagamentos, que se encerrou em agosto, contemplava 26.151.402 trabalhadores, dos quais 723.687 ainda não retiraram o valor a que têm direito.
Quem tem direito
► estar cadastrado no Pis ou Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;
► ter recebido, de empregadores que contribuem para o Pis ou Pasep, até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
► ter os dados, do ano-base 2021 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
O pagamento do Abono Salarial na Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital. O valor ainda pode ser disponibilizado por crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital.
No Banco do Brasil, o pagamento do Abono Salarial será realizado prioritariamente como crédito em conta bancária, transferência via TED, via Pix ou presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntista e que não possua pix.