Santa Catarina registrou 1.416 mortes relacionadas a tumores nas mamas no SIM (Sistema de Informação de Mortalidade). Os números são referentes ao período de janeiro de 2023 a setembro deste ano. O câncer de mama é o tipo mais comum da doença nas mulheres.
Os dados da SES-SC (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina) foram divulgados durante este mês, que marca o período da campanha Outubro Rosa de detecção precoce e incentivo à prevenção do câncer de mama.
O levantamento mostra que, de janeiro de 2023 a setembro de 2024, foram registradas 1.416 mortes no SIM por neoplasias (tumor) mamárias em mulheres. Esse tipo de câncer, segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), será responsável por 73.610 mil diagnósticos em mulheres neste ano no país.
Em 2023, Santa Catarina teve 824 mortes de mulheres por câncer de mama. Neste ano, dados preliminares da SES-SC mostram 592 mortes registradas no sistema – número que representa 71,8% do total registrado no ano anterior.
Sinais e sintomas
Conforme o MS (Ministério da Saúde), o sinal mais comum do câncer de mama é o nódulo, mas a doença também inclui outros sinais e sintomas, como:
- Nódulo (geralmente indolor) duro, irregular em uma ou nas duas mamas;
- Nódulo de consistência branda, arredondada e bem definida;- Acúmulo de líquido (edema) na pele, semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea/afundamento na região;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia (aumento de volume sanguíneo na região);
- Descamação ou ulceração de um ou dos dois mamilos;
- Secreção papilar (vazamento de líquido pelo mamilo);
A detecção e o diagnóstico precoce do câncer aumentam as chances de cura da doença. Também é necessário adotar medidas de prevenção e cuidados com a saúde, como a prática de exercícios físicos para controle da gordura corporal, alimentação equilibrada e a redução do consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco.