Um fenômeno raro poderá ser visto nos céus de Santa Catarina nos próximos dias. A chuva de meteoros Orionidas, com rastros do cometa Halley, coincide com o surgimento da constelação de Órion, e terá o ápice nas primeiras horas de segunda-feira (21).
A chuva de meteoros se iniciou ainda em 26 de setembro, se estendendo até 22 de novembro. A próxima segunda-feira, contudo, será o melhor dia para visualizar o fenômeno. A American Meteor Society afirma que serão cerca de 23 meteoros por hora.
A visibilidade pode estar um pouco afetada pelo luar intenso da “lua do caçador” cheia desta quinta (17), que já estará minguante no auge da chuva dos meteoros. A NASA indica que as Orionidas estarão entre as chuvas de meteoros mais bonitas do ano.
O fenômeno ocorre quando o planeta Terra passa por nuvens de poeira e detritos, que são originadas por cometas. Os fragmentos, em contato com a atmosfera, formam as estrelas cadentes.
Como observar a chuva de meteoros
O fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil, incluindo Santa Catarina. O melhor horário para se observar a chuva de meteoros é durante a madrugada.A nebulosidade em diferentes locais deve influenciar a visibilidade. De acordo com a Defesa Civil, a previsão para segunda-feira é de tempo firme no Estado, com sol na maioria das áreas. No litoral e áreas próximas há chance de nuvens e chuva isolada e ocasional por conta da circulação marítima, em especial no início e no fim do dia.
Outra orientação é olhar em direção as “Três Marias”, já que os meteoritos atravessam a constelação de Órion. Perto do amanhecer, é preciso olhar para leste, onde o sol nasce.
O cometa Halley, que tem movimento elíptico ao redor do sol, faz trajetória pela Terra a cada 75 ou 76 anos. A última visita ao planeta foi em 1986, e a próxima deve ser 2061.