O significado de ser criança e as vivências que podem ser experimentadas no mundo infantil, foram declamadas com criatividade e emoção durante a 3ª edição do Declama Maravilhas, realizado na tarde deste sábado (26), no Centro de Cultura de Maravilha. O concurso contou com a participação de 15 alunos do 4º ano de escolas do município, onde os três primeiros colocados foram premiados.
Um misto de criatividade, sorrisos, satisfação e uma pitadinha de nervosismo percorria o semblante dos 15 participantes, que subiram ao palco, diante de um auditório repleto de familiares e professores. Cada menino e menina teve a oportunidade de apresentar seus poemas autorais, retratando sua visão sobre “ser criança”. Ao finalizar cada apresentação, todos e todas receberam medalhas de participação e o abraço orgulhoso de professores e da família, enquanto aguardavam com expectativa o resultado do concurso. O anúncio foi feito pela Diretora de Cultura do Município, Rosi Inácia Reichert Heineck, que chamou os três primeiros colocados ao palco para receber a premiação, que contou com troféu e valor em dinheiro. Professores dos alunos vencedores receberam flores.
A idealizadora do concurso, Carmem Lúcia Brandalis, responsável pela biblioteca do município, conta que sugeriu a criação do evento para incentivar a leitura e a oportunidade para que crianças pudessem se expressar. Para a Diretora de Cultura, Rosi Inácia Reichert Heineck, este espaço resgata uma manifestação cultural. Em sua avaliação, o concurso apresentou muito talentos, o que pode ser visto a partir da avaliação dos jurados: “a decisão foi muito apertada, pois todos os candidatos e candidatas fizeram bom uso do texto e da interpretação dos mesmos”.
O Declama Maravilhas, promovido pelo Departamento de Cultura, encerrou a programação oficial do município em alusão ao mês das crianças, a qual contou com diversas atividades voltadas ao público infantil.