Entre janeiro e setembro de 2024, a produção industrial de SC apresentou um crescimento de 6,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado apontado na pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coloca o estado na segunda posição entre as maiores taxas do país, atrás apenas do Ceará, que registrou 8,7%. Esse crescimento também foi mais que o dobro da média nacional, de 3,1%.
O aumento de 6,8% na produção industrial de SC em 2024 se deve à elevação em 14 dos 15 subsetores monitorados. Entre os maiores percentuais de crescimento estão os segmentos de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+15,9%), fabricação de máquinas e equipamentos (+11,6%), metalurgia (+11%) e fabricação de produtos de borracha e material plástico (+9%).
O único subsetor com desempenho negativo na produção industrial de SC foi o de fabricação de móveis, que registrou queda de 7,8%, apontam os dados do IBGE.
“A indústria de Santa Catarina tem avançado de maneira sólida. Estamos crescendo o dobro da média nacional porque somos um estado que busca atrair investimentos e incentiva o setor produtivo a expandir e se modernizar”, destacou o governador Jorginho Mello.
Produção industrial de SC cresceu 7% em setembro
Em comparação ao ano anterior, a produção industrial de SC cresceu 7% em setembro de 2024. Esse resultado foi bem superior à média nacional, de 3,4%. O estado ficou à frente de regiões como Paraná (+3,7%), São Paulo (+2,9%) e Minas Gerais (+5,6%), ocupando o quarto lugar no ranking nacional.
O setor também tem contribuído significativamente para a criação de empregos em Santa Catarina. Nos primeiros nove meses de 2024, o saldo foi de 44.885 empregos formais gerados pela indústria, representando 34,6% do total de 129.553 vagas criadas no estado.
No total, segundo dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a indústria catarinense emprega formalmente 818,8 mil trabalhadores.