A Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste (SMOHub), está promovendo o 1º Hackathon TIC - uma maratona de conhecimento, aprendizado e inovação, destinada a aproximar o ambiente acadêmico das demandas do mercado local. O evento teve sua abertura no dia 7 de novembro e segue com atividades nos dias 11, 12 e 13, quando os participantes enfrentarão desafios propostos por empresas da região, como a SOS, Soul Clinic e IoPoint, para desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis em cenários reais.
A iniciativa foi pensada para unir mentes criativas, permitindo que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos acadêmicos na resolução de problemas que refletem as exigências do mercado de trabalho. A Coordenadora do Curso de Ciência da Computação da Unoesc, professora Franciele Petry, destacou a relevância do Hackathon TIC na criação de uma conexão entre estudantes e empresas locais, fortalecendo a economia e a inovação regional.
— Esperamos que, através desse Hackathon, possamos promover a colaboração entre estudantes e a comunidade, fomentando e fortalecendo a economia da nossa região — reforça Franciele.
A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, reforçou a importância do evento para a instituição e para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
— O Hackathon representa um marco para a Universidade, que busca constantemente auxiliar na resolução de desafios do setor. O objetivo é justamente promover novas inovações, novas ideias para que possamos contribuir com a resolução de problemas na área de tecnologia — ressaltou Eliandra.
A iniciativa também se alinha com os quatro pilares do ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste, definidos em parceria com o Sebrae, e voltados para criatividade, inovação, empreendedorismo e resolução de problemas práticos.
Para as empresas participantes, o Hackathon TIC é uma oportunidade de explorar soluções inovadoras e criativas, além de identificar potenciais talentos para o mercado. Eduard Eidt, um dos coordenadores do evento, explicou que as empresas trouxeram problemas reais que serão apresentados aos participantes, possibilitando que as equipes trabalhem em soluções ao longo dos dias 11 e 12. No dia 13, os times apresentarão suas propostas para uma banca de jurados composta por representantes dessas empresas, que avaliarão as soluções.
O facilitador William Graciolla Simão destacou que o evento conta com o suporte de mentores especializados em inovação, tecnologia e negócios, que auxiliarão as equipes na formulação de estratégias viáveis.
— Cada equipe vai se juntar para resolver um dos problemas apresentados e será acompanhada por mentores para desenvolver as melhores soluções com o auxílio da tecnologia. A expectativa é de que essa interação com profissionais da área e o ambiente de competição contribuam para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes em comunicação, trabalho em equipe e aplicação prática de conhecimentos — acrescentou Simão.
Com mais de 120 inscritos, o 1º Hackathon TIC já é um sucesso, reafirmando o compromisso da Unoesc com a inovação e o empreendedorismo na região de São Miguel do Oeste. A Universidade planeja continuar promovendo eventos como este, fortalecendo a parceria com empresas locais e impulsionando a formação de futuros profissionais que atuem de maneira inovadora e comprometida com os desafios do mercado.