MOBILIZAÇÃO - 29/11/2024 17:20 (atualizado em 29/11/2024 17:40)

Anúncio de fechamento de Casa Familiar Rural de Saudades gera indignação da comunidade local

Reivindicação para reverter a situação foi apresentada aos deputados durante Alesc Itinerante
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Em reunião realizada na última segunda-feira (25), a comunidade de Saudades recebeu uma notícia nada agradável: foi anunciado o fechamento das portas da Casa Familiar Rural (CFR) do município, instituição que existe desde 1995 e contribui com a formação local de jovens na agricultura. 

No gabinete da prefeitura de Saudades, estiveram reunidos o prefeito em exercício, Marcos Roberto Hoss; a secretária de educação do município, Gisela Ivani Hermann; o coordenador de Curso da CFR de Saudades, Miro Weber Júnior; a diretora da EEB Rodrigues Alves, Mariza Haas; e representando a Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, Angelita Schmitt, Marines Pasquali e Adriana Meneghett. Durante o encontro, foi anunciado o fechamento da CFR de Saudades, a qual não atende apenas alunos do próprio município, mas também de Cunhataí, Pinhalzinho, Cunha Porã, São Carlos, Coronel Freitas, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Chapecó. Em decorrência do fim das atividades, estes estudantes, com curso em andamento, teriam que ser realocados para a CFR de Modelo a partir do próximo ano. Como justificativa, foi apresentada a fragilidade na estrutura, mentores, dentre outros fatores. 

Divulgação

O presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Saudades, Alison Ivonei Hoss, declara que foi pego de surpresa com o anúncio, pois esta pauta não havia sido discutida junto a ele anteriormente. Segundo Alisson, a notícia gerou aflição entre alunos e familiares, os quais estão lutando e buscando apoio para reverter a situação. 

Para a aluna que está concluindo o 1º ano do curso, Alanna Beatriz Müller, 16 anos, que tem a CFR de Saudades como uma segunda casa, o fechamento representa um retrocesso, e impacta a vida de muitas pessoas. “Meus sentimentos são de tristeza e angústia porque querem acabar com o meu sonho e de muitos jovens”, desabafa. Ela ainda destaca que a mudança para Modelo é inviável e que, por conta disso, muitos estudantes podem desistir do curso.  

Nossa equipe de reportagem teve acesso a ata da reunião, onde o Executivo Municipal propôs readequar a estrutura para evitar o fechamento da CFR de Saudades. Porém, o posicionamento de representantes do governo estadual é de que esta possibilidade não está em pauta no momento. Este mesmo documento, assinado pelos presentes na reunião, cita que para o ano de 2025 não serão abertas turmas de 1º ano nas CFRs do estado. 

Entramos em contato com a assessoria de comunicação social da Secretaria de Educação do Estado, onde questionamos o motivo do fechamento da CFR em Saudades e se esta realmente era uma decisão definitiva. Além disso, perguntamos o que iria ocorrer com as demais CFRs do estado, presentes em Riqueza, Caibi, Iporã, Guaraciaba, São José do Cedro, Modelo, Quilombo, Xaxim, Seara, Armazém. A pasta enviou uma nota, a qual está reproduzida :


SEGUE NOTA:
A Secretaria de Estado da Educação, visando qualificar e expandir a educação no campo, está promovendo o replanejamento da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nas regiões com demandas dos setores agropecuários, com ênfase na extensão rural e na sucessão familiar.
Nesse processo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), além de outros órgãos públicos, decidiu implementar ações em regime de cooperação técnica no ensino médio técnico. Essas ações serão desenvolvidas por meio da metodologia da alternância, direcionadas à juventude rural e suas famílias.
Essa metodologia permite que o estudante participe simultaneamente de dois ambientes de aprendizagem: o escolar e a propriedade familiar, promovendo uma perspectiva educativa em que ambas as partes são corresponsáveis pelo aprendizado e pela formação do estudante, com ênfase na sucessão familiar da propriedade rural em Santa Catarina.
Assim, haverá um aperfeiçoamento na coordenação dessa modalidade educacional, que passará a ser gerida pela EPAGRI, empresa que há anos faz um trabalho diferenciado no segmento da agricultura em nosso estado.
Essa inovadora cooperação trará benefícios significativos, pois a EPAGRI assumirá a coordenação da atividade educacional na oferta da educação do campo, aprimorando a formação técnica dos estudantes e assegurando uma educação pública gratuita e de qualidade.
A transição das atividades educacionais da SED para a EPAGRI não objetiva fechar as casas familiares rurais, nem suspender qualquer matrícula. Pelo contrário, o objetivo é a partir de agora rever a forma como o ensino é gerido, de modo a garantir acesso e permanência gratuitos a todos os alunos, já que atualmente a prestação do ensino é paga pelas famílias.”

A partir do conteúdo apresentado, questionamento sobre: quando a transição para a EPAGRI iria se concretizar; o motivo do fechamento da CFR de Saudades; o que irá acontecer com as demais CFRs de SC a partir de 2025 e; o que está incluso na gratuidade mencionada. Em resposta, a assessoria informou que apenas iria se pronunciar através da nota acima. 

A Associação Estadual das Casas Familiares Rurais (Arcafar) de SC, não quis se manifestar sobre o assunto neste momento. 


Conquista junto da CFR Saudades

De acordo com o presidente Alisson, 52 estudantes estão matriculados na CFR de Saudades. A instituição, de quase 30 anos, coleciona muitas conquistas e projetos. O gestor destaca alguns exemplos: “além da formação dos jovens agricultores, tivemos o projeto Pecuária de Leite, Projeto Sucessão Familiar, Jovens Rurais em parceria com Instituto Souza Cruz. No ano de 2016, ocorreu a gravação do programa Globo Rural em nossa escola falando sobre Sucessão Familiar. O Programa Empreendedor Rural foi realizado em parceria com o Senar por vários anos. Temos um projeto de Hidroponia na escola, Miliponario, Horto medicinal e todos os anos realizamos a Mostra do conhecimento da Casa Familiar”.


Comitiva na Alesc Itinerante

Durante a passagem do Parlamento catarinense em Chapecó entre os dias 26 e 27 de novembro, através do programa Alesc Itinerante, uma comitiva de mais de 50 pessoas representou a CFR Saudades, visibilizando a situação do fechamento da mesma. A pauta recebeu apoio total dos deputados, afirma Alisson, o qual integrou a comitiva. No decorrer dos últimos dias, diversos parlamentares tem se posicionado contrários ao fechamento.


Como funcionam as CFR atualmente

De acordo com informações do site da Secretaria de Estado da Educação, as Casas Familiares Rurais são espaços para oferta da Pedagogia de Alternância – na qual o estudante fica um período interno na escola e, outro, em casa. O programa é promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Associação das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR).

O objetivo é promover a formação integral dentro do meio no qual o estudante se encontra. Dessa forma, o programa busca aperfeiçoar conhecimentos técnicos, econômicos, sociais e ambientais que proporcionem a inserção e gerem oportunidades, permitindo ao jovem atuar no futuro como um profissional no meio rural.

Fonte: Tamara Finardi/ Rádio Líder/ WH Comunicações/ Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...