Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), servidores públicos e empresas foram alvo de uma operação contra crimes de corrupção ativa e passiva e associação criminosa, nesta terça-feira (3), em cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Operação Guincho, deflagrada pela Polícia Federal em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, cumpriu mandados em Curitiba (PR), Lapa (PR), São Mateus do Sul (PR), e União da Vitória (PR), além de Porto União, no Planalto Norte de SC, e em cidades do Rio Grande do Sul.
Conforme a PF, a investigação revelou um esquema de associação criminosa formado por agentes públicos e particulares, que exigiam vantagens indevidas. Segundo informações do g1, o esquema de corrupção envolvia servidores da PRF e ‘guincheiros’.
Durante a operação, um homem de 62 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. No total, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, visando recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova, além de 14 mandados de intimação com imposição de medidas cautelares, incluindo afastamento dos servidores investigados de suas funções públicas e a proibição de acesso dos investigados a prédios públicos.
Os nomes dos suspeitos não foram revelados.