Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer, o final de semana deve ser de muita chuva em Santa Catarina. O alerta ocorre principalmente para as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Rio do Peixe, Vale do Itajaí, Médio Vale, Alto Vale, Planalto Norte e Norte do Estado.
Nesses locais, o volume de chuva pode passar dos 200 e 300 milímetros, o que pode causar enchente relâmpago, enchente em rios de pequeno, médio e grande porte, como o Rio Uruguai e o Rio Itajaí-Açu. Além disso, é possível que ocorra alagamentos, queda de barreiras e deslizamentos de terra nessas regiões.
Ainda conforme Piter, a chuva deve ter início nesta sexta-feira (6), devido ao calor, a alta umidade e a configuração de um sistema de baixa pressão. “É o sistema de baixa pressão associado ao ingresso de ar quente e úmido provenientes da Floresta Amazônica que acabam deflagrando ínumeras áreas de instabilidades e trazem chuva intensa pro final de semana em Santa Catarina”, explica.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um novo período de instabilidade que afetará o Sul do Brasil entre sexta-feira (6) e segunda-feira (9). Durante esse período, haverá risco de chuva forte, temporais e até ventos fortes. Este será o segundo episódio de tempo severo em menos de uma semana, já que recentemente uma linha de instabilidade e uma frente fria causaram tempestades no Rio Grande do Sul, com ventos e granizo.
Desta vez, o evento de instabilidade afetará toda a Região Sul, incluindo os três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, o impacto será mais concentrado na Metade Sul, enquanto em Santa Catarina e Paraná a chuva forte e os temporais podem durar por vários dias.
A instabilidade será causada por uma área de baixa pressão que vai atuar no Rio Grande do Sul na sexta-feira (6), e no sábado (7), uma massa de ar frio vai provocar uma frente fria que trará chuva forte e temporais principalmente para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, o tempo melhorará à medida que o ar frio chegar, mas as chuvas e os temporais continuarão em Santa Catarina e Paraná.
No domingo (8), a instabilidade persiste, com risco de chuvas fortes e temporais isolados, enquanto o Rio Grande do Sul terá tempo mais firme. Na segunda-feira (9), ainda podem ocorrer chuvas isoladas e tempestades localizadas, principalmente no Rio Grande do Sul.
Os volumes de chuva serão elevados, com alguns pontos podendo receber até 200 mm em apenas dois ou três dias, o que pode causar alagamentos e inundações em algumas áreas. O maior risco de chuvas fortes será no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina e no Paraná.