A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), uma proposta para garantir atendimento dentário especializado a mulheres vítimas de agressão que tenham comprometido a saúde bucal. O projeto agora segue para o Senado.
De acordo com o texto, o programa tem o objetivo de assegurar o tratamento odontológico que for necessário, incluindo procedimentos de reconstrução, próteses, tratamentos estéticos, ortodônticos, e outros serviços que se fizerem necessários para a plena recuperação bucal das vítimas.
A intenção é fazer com que esse programa seja incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O avanço da proposta foi celebrado pela autora, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), que defendeu a importância para atendimento adequado às mulheres.
“Entregamos ao Brasil mais uma pauta que garante às mulheres vítimas de violência a reconstrução dentária. Agora, seguimos acompanhando a tramitação para que essa conquista seja realidade em todo o país”, escreveu a deputada.
Além da proposta, outros 12 projetos voltados para combater a violência contra mulheres também foram aprovados na Câmara. Entre as propostas estão a guarda provisória de filhos para mães que forem vítimas de violência doméstica ou familiar, proteção da identidade de vítimas de crimes e ações para coibir o tráfico de pessoas em aeroportos e aviões.