⚠️ Atenção, catarinenses! ⚠️
Chuvas intensas de 200 a 300 mm de sexta a segunda em todo estado. É hora de se preparar e ficar atento! Mantenham-se informados pelo 193 e 199. Estamos juntos e tudo sob controle! pic.twitter.com/L9EZgFueJO
O governador Jorginho Mello utilizou as redes sociais nesta quinta-feira, dia 5, para pedir atenção à população de Santa Catarina com relação às chuvas previstas para os próximos dias.
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, todo o estado vai ser afetado por um grande volume de água, entre esta sexta-feira, dia 6, até a próxima segunda-feira, dia 9. O alerta é para que as pessoas se preparem e não haja prejuízos físicos ou materiais.
“Com informação da Proteção e Defesa Civil e com a responsabilidade que tenho, vim informar aos meus irmãos catarinenses para ficarem alerta. Estando preparados a gente não é pego de surpresa”, escreveu Jorginho Mello.
O governador disse que está tudo sob controle e não há motivo para desespero. “Mas é um volume muito grande de chuva previsto e que nós precisamos estar preparados”, completou.
Previsão do tempo
O avanço de uma frente fria deve trazer temporais e chuva intensa para Santa Catarina já a partir desta sexta-feira, dia 6, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas regiões do estado.
O cenário de instabilidade começa nesta sexta-feira, com a aproximação de uma frente fria. Temporais localizados, acompanhados de ventos intensos e granizo, devem atingir o Grande Oeste e os Planaltos no final da tarde e início da noite. No sábado, dia 7, a chuva será mais persistente e abrangente, reduzindo os riscos de ventos e granizo, mas aumentando os perigos relacionados a alagamentos e enxurradas.
Entre domingo, dia 8, e segunda-feira, dia 9, a precipitação continua em grande parte do estado, com destaque para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e o Vale do Itajaí. Esses locais devem registrar os maiores volumes de chuva, agravando a possibilidade de elevação dos rios e ocorrências associadas.
Os altos volumes de chuva previstos podem causar a elevação dos níveis de rios nas principais bacias hidrográficas catarinenses, como a do Rio Itajaí, que pode atingir níveis de alerta no Alto e Médio Vale, com risco de inundações em alguns municípios. Pequenos rios, como nas bacias do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, podem transbordar rapidamente, aumentando o risco de enxurradas no Oeste e Meio-Oeste.
Além dos impactos hidrológicos, áreas de declividade acentuada e solo saturado apresentam risco elevado de deslizamentos. A Defesa Civil destaca a vulnerabilidade do Alto Vale do Itajaí e do Grande Oeste, onde a combinação de fatores pode gerar movimentações de massa, afetando diretamente comunidades próximas.
Recomendações