As chuvas que atingem cidades de Santa Catarina neste sábado (7) tem ocorrências registradas em pelo menos três regiões do Estado, Norte, Oeste e Serra. Segundo o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, às 20h deste sábado, ao menos 22 cidades registraram ocorrências como alagamentos, enxurradas ou risco de deslizamentos. Araquari, no Norte de SC, decretou emergência em função das chuvas.
A região mais atingida é o Norte do Estado, onde a maior cidade catarinense, Joinville, registrou alagamentos desde a manhã do sábado. Os alagamentos em várias ruas do município puderam ser vistos do alto e causaram a interrupção do transporte coletivo durante a manhã, mas o serviço foi retomado no início da tarde. Até mesmo uma igreja no bairro Bom Retiro chegou a sofrer alagamentos. Segundo a Defesa Civil de SC, o levantamento dos danos na cidade ainda está em andamento.
Em Araquari, também no Norte catarinense, o município decretou situação de emergência em função dos estragos causados nas chuvas. Segundo o Estado, 30 pessoas foram afetadas. Ao menos uma família precisou ser desalojada até o início da noite de sábado. A cidade teve 110 milímetros de chuva em um período de 24 horas, segundo dados da Defesa Civil. O maior volume ocorreu em Dionísio Cerqueira, onde as chuvas chegaram a 170 milímetros neste mesmo período, entre a tarde de sexta e sábado.
Ainda no Norte de SC, São Francisco do Sul e Itapoá também tiveram chuvas intensas e vias interditadas por alagamentos, segundo a Defesa Civil estadual.
Outras regiões de SC
Além do Norte catarinense, a chuva também castigou outras cidades e regiões do Estado neste sábado. Confira a situação segundo o último relatório da Defesa Civil.Oeste
Caçador: chuvas intensas, 38 pessoas afetadas e cinco desabrigados
Fraiburgo: chuvas intensas, 10 pessoas afetadas
Lindoia do Sul: rios em nível máximo, cobrindo algumas pontes
Xanxerê: alagamentos pontuais
Ponte Serrada: alagamentos pontuais
Lajeado Grande: Risco de deslizamento, com duas residências afetadas
Dionísio Cerqueira: chuvas intensas e enxurradas
Guarujá do Sul: chuvas intensas e enxurradas
Palma Sola: chuvas intensas e enxurradas
Princesa: chuvas intensas e enxurradas
Paraíso: chuvas intensas e enxurradas (ponte internacionacional ficou submersa)
Bom Retiro: enxurradas e inundações, com 50 residências afetadas, deslizamento que afetou oito pessoas e ocorrência de queda de barreira sem vítimas. Durante a madrugada e a manhã, cerca de 200 pessoas precisaram deixar suas casas e comunidades ficaram isoladas.
Continua depois da publicidade
Norte
Joinville: Chuva intensa com alagamentos pontuais.
Araquari: Chuvas intensas e 30 pessoas afetadas, a cidade decretou situação de emergência.
São Francisco do Sul: chuvas intensas, vias interditadas.
Itapoá: chuvas intensas, vias interditadas.
Canoinhas: chuvas intensas, enxurrada, queda de árvores, três residências danificadas e oito pessoas afetadas.
Barra Velha: chuvas intensas com alagamentos pontuais, afetando família alojada por parentes.
Corupá: chuvas intensas, deslizamentos e quedas de árvores.
Jaraguá do Sul: chuvas intensas com alagamentos pontuais e danos em residência
Guaramirim: fortes chuvas, cota do rio elevada e iminente inundação; cidade tem plano de contingência em acionamento.
São Bento do Sul: fortes chuvas, alagamento e queda de muro
De acordo com a previsão do tempo mais recente divulgada pela Defesa Civil de SC, a condição de chuva persistente e volumosa deve permanecer no Estado até a segunda-feira (9). O domingo e a segunda devem ser marcados pelo tempo nublado e chuvoso em grande parte do Estado, com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas.
A atenção maior se volta à região na divisa com o Paraná, área em que a chuva tende a ser mais volumosa, incluindo Oeste, Planalto Norte, Norte e Litoral Norte. Nas áreas mais atingidas, são esperados volumes de 200 a 250 milímetros.