Municípios das regiões Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste foram os mais afetados pelas chuvas em Santa Catarina, que atingem o estado desde sexta-feira (6). Conforme divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (9), algumas cidades registraram acumulados que ultrapassaram 150 mm e um município chegou a ter um 205 mm de chuva em três dias. Os volumes superam o esperado para o mês de dezembro.
Segundo o relatório publicado no domingo (8), as intensas chuvas em Santa Catarina afetaram 24 municípios, deixando mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Veja também:
VÍDEO: Ponte sobre o Rio Peperi-Guaçu fica submersa após chuvas intensas em Paraíso
De acordo com a Defesa Civil, as regiões Norte e Planalto Norte são as mais impactadas, com destaque para Joinville e Araquari, que estão enfrentando sérios problemas por causa das fortes chuvas em Santa Catarina. Por enquanto, apenas Araquari decretou Situação de Emergência, devido a situação grave que afetou cerca de 30 pessoas.
Em Joinville, os alagamentos atingiram ruas e bairros inteiros, o que afetou a mobilidade e infraestrutura local. Segundo a Defesa Civil, a cidade de São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina, também enfrentou alagamentos e a queda de muros. São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.
De acordo com a Defesa Civil de Joinville, foram atendidas 40 ocorrências em 48 horas devido às chuvas intensas que resultaram em 129 mm de precipitação, sendo 116 mm em 24 horas. Duas casas no bairro Boa Vista foram interditadas após a queda de muros. Seis indígenas foram acolhidos em um abrigo na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio.
Já no bairro Jardim Iririú, um problema na caixa de energia elétrica da UBSF Parque Joinville (Unidade Básica de Saúde Fluvial) resultou na mudança temporária de atendimentos para outras unidades.
Chuvas em Santa Catarina: veja cidades que registraram maiores acumulados
Itaiópolis: 205,7 mm
Dionísio Cerqueira: 187 mm
Mirim Doce: 177 mm
Joinville: 175.2 mm
Schroeder: 158.8 mm
Bom Retiro: 158.6 mm
Lindóia do Sul: 158 mm
São Francisco do Sul: 151 mm
Joinville: alagamentos em muitos bairros e ruas;
Araquari: por enquanto, possui 30 pessoas afetadas. Decretou Situação de Emergência;
São Bento do Sul: vários alagamentos e queda de muros;
São Francisco do Sul e Itapoá: vias estão sendo interditadas;
Guaramirim: plano de contingência teve que ser ativado, possui risco de inundação;
Corupá: deslizamentos e quedas de árvores;
Jaraguá do Sul: alagamentos em alguns pontos e danos em residências;
Barra Velha: alagamentos pontuais, uma família precisou ser alojada por parentes;
Canoinhas: muitas enxurradas, queda de árvores, três residências foram danificadas e 8 pessoas afetadas, mas nenhuma vítima;
Caçador: 38 pessoas afetadas e cinco pessoas ficaram desabrigadas;
Fraiburgo: por causa das chuvas intensas 10 pessoas foram afetadas;
Bom Retiro: o munícipio está registrando enxurradas e inundações, 50 residências foram afetadas nas regiões próximas. Deslizamentos afetaram 8 pessoas e houve queda de barreira sem vítimas;
Lindoia do Sul: os rios do município estão em em nível máximo. Os rios Jacutinga e Engano estão cheios, e a inundação já está cobrindo algumas pontes;
Xanxerê e Ponte Serrada: possuem alguns alagamentos pontuais;
Lajeado Grande: possui risco de deslizamento, duas residências foram afetadas;
Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e Paraíso: as regiões apresentam chuvas intensas e enxurradas, danos generalizados na infraestrutura viária e possibilidade de Situação de Emergência.