Segundo o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.
Como identificar um AVC?
Os sinais mais comuns, que costumam aparecer de forma inesperada, são:- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão mental;- Alteração da fala;
- Dificuldade de compreensão;- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- Tontura e desequilíbrio;
- Falta de coordenação motora;- Dor de cabeça súbita e intensa.
O Hospital Israelita Albert Einstein compartilhou como identificar um possível AVC. A análise pode ser resumida na sigla SAMU:
Sorriso (S): Peça à pessoa para sorrir. Se um dos lados do rosto estiver paralisado, pode ser um sinal de AVC;
- Abraço (A): Solicite que ela levante os braços. Se um dos braços não responder corretamente, isso pode indicar fraqueza muscular, relacionada ao derrame;Mensagem (M): Pergunte à pessoa para repetir uma frase simples. Se houver dificuldade na fala ou ela expressar algum tipo de confusão mental, é possível que o AVC esteja em curso;
Urgência (U): Ao notar os sinais do AVC em alguém, ligue imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e informe a suspeita por meio do número 192.
Como ajudar alguém durante um AVC?