O Rio Grande do Sul está em alerta vermelho – que significa "grande perigo" – para chuvas intensas neste domingo (15), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Segundo o órgão, no sul do estado gaúcho há possibilidade de ventos superiores a 100 km por hora, com mais de 100 milímetros de chuva.
No sudoeste e sudeste Rio-grandense há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. A lista completa de municípios afetados pode ser conferida no site do Inmet.
Em Santa Catarina, o Inmet emitiu um alerta laranja, de "perigo", para chuvas intensas. É previsto chuva de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda há alerta laranja para vendaval. Há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.
Outros 17 estados e o Distrito Federal estão em alerta amarelo, de "perigo potencial", para chuvas intensas. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. Nesses locais, os ventos podem chegar a 60 km por hora, com até 50 milímetros de chuva.
O que fazer para se proteger?
O instituto aconselha que sejam desligados aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos. Para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado. Em caso de inundações, o conselho é proteger os pertences com sacos plásticos.
No site do Inmet, é possível saber quais cidades estão em estado de alerta.Entenda os tipos de alerta e suas cores: