O verão em Santa Catarina inicia oficialmente no Hemisfério Sul neste sábado (21), às 6h21, com sol, calor intenso e temporais isolados. A estação promete ser influenciada por sistemas de baixa pressão e frentes frias, conforme os prognósticos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Entre 21 de dezembro de 2024 e 20 de março de 2025, o estado enfrentará chuvas abaixo da média histórica em grande parte de suas regiões, segundo o Inmet. No nordeste catarinense, entretanto, as chuvas serão irregulares.
As análises indicam 60% de probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña entre janeiro e março de 2025, segundo o Apec Climate Center. O fenômeno, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, pode influenciar o clima até a metade do ano.
O meteorologista Piter Scheuer explica que a La Niña deverá enfraquecer a partir de fevereiro. “Como a La Niña está mais para a neutralidade, ela ainda vai estar configurada no ano que vem e deve interferir nas condições climáticas até a metade do ano”, explica.
No Sul do Brasil, as chuvas ficam abaixo da média durante o verão, com exceção do leste do Paraná e do nordeste de Santa Catarina. O estado se prepara para temperaturas mais elevadas durante a estação.
Primeiro dia do verão em Santa Catarina pode ter temporais isolados em SC
No sábado (21), primeiro dia oficial do verão, o sol predominará em grande parte do estado. Porém, haverá possibilidade de chuvas passageiras do Planalto ao Litoral, causadas pela atuação de uma frente fria.
A combinação de calor e instabilidade pode resultar em condições climáticas típicas da estação, com variações súbitas e temporais localizados. No Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens.
No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 13°C e 19°C entre o Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana e de 20°C a 23°C no Litoral. Durante a tarde, oscilam de 25°C a 32°C na maior parte de SC.
No domingo (22), segundo dia de verão em Santa Catarina, a influência de uma baixa pressão em conjunto com ventos de sudeste voltam a favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas e temporais isolados em Santa Catarina.