O fenômeno “dust devil”, também conhecido como um redemoinho de poeira, causou pânico em um supermercado lotado de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (23). Segundo a sócia-proprietária do local, Eline Marcotto Piran, ninguém se machucou. As informações são do g1 SC.
A passagem do fenômeno, mesmo que breve, causou estragos ao telhado do barracão do supermercado e em duas casas. O ocorrido foi gravado por uma moradora (veja abaixo).
— Estávamos atendendo no momento do ocorrido. Uma parte do forro de dentro caiu. Apesar do pânico ninguém se machucou — falou Eline.
Veja o vídeo
O fenômeno, conforme o meteorologista, Piter Scheuer, é comum para esta época do ano, e se forma quando o ambiente atmosférico fica seco com diferença de ventos nas primeiras camadas da atmosfera.
— Isso faz com que tenha um vórtice e uma mesa baixa favorecendo esse cone que vai até alguns metros da atmosfera — explica o especialista.
A Defesa Civil de Chapecó informou que não foi notificada, mas, nesta terça-feira (24), equipes foram até o supermercado avaliar os danos, segundo Luciano Hüning, coordenador da Defesa Civil de Chapecó. Além disso, nesta terça, responsáveis pelo estabelecimento consertaram o telhado, trocando as telhas quebradas.
— Defesa Civil no local, avaliando os danos materiais. Os proprietários já providenciaram a reposição de telhados. Sem feridos, apenas um grande susto para as pessoas daquela rua, daquele bairro — afirma Hüning.