INFRAESTRUTURA - 27/12/2024 08:23 (atualizado em 27/12/2024 08:42)

Santa Catarina tem 11 pontes em rodovias federais em situação ruim ou crítica; Uma está na região

DNIT diz que "a nota de classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura"
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Giovana Zago / WH Comunicações
Foto: Fernando NH / Jornal NH / Divulgação 

Santa Catarina possui 11 pontes classificadas como em condições ruins ou críticas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma delas está na BR-158, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS). O alerta surgiu após uma reportagem da Folha de São Paulo revelar que o Brasil possui 727 pontes em situação semelhante à da estrutura que desabou entre Tocantins e Maranhão no domingo (22).

As pontes com problemas em Santa Catarina estão localizadas nas rodovias BR-101 (uma ponte), BR-158 (uma), BR-280 (cinco), BR-470 (três) e BR-477 (uma). O DNIT, no entanto, não detalhou a localização exata ou o estado de cada ponte.

Risco de colapso

O engenheiro Sérgio Beck, presidente do Instituto Catarinense de Avaliações e Perícia (IBAPE), destacou a gravidade da situação.

“Para termos uma ideia, a ponte que caiu no Norte estava na classificação ruim, menos grave que a crítica. Portanto, as estruturas críticas devem ser monitoradas diariamente, pois há risco iminente de colapso,” alertou Beck em entrevista ao programa Conversas Cruzadas.

Roberta Maas, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, afirmou que buscará apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e do IBAPE para formar um grupo técnico que investigue as condições das pontes e cobre providências.

Programa de manutenção

O DNIT informou que utiliza um sistema de classificação de notas de 1 a 5 para suas obras de arte especiais (OAEs), como pontes. Estruturas com notas 1 e 2, que indicam condições críticas, estão sendo monitoradas. Entre as 11 pontes citadas no estado, seis estão programadas para manutenção, uma está com obras contratadas e três têm reabilitação prevista.

O órgão enfatizou que a classificação por notas não determina automaticamente a interdição de uma ponte. Atualmente, o DNIT gerencia 6.224 pontes e viadutos em todo o Brasil, monitorados pelo Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO).

Apesar das ações preventivas, o risco associado a pontes em condições críticas reforça a necessidade de intervenções rápidas para evitar novos desastres.

Ponte que Liga o Oeste de SC ao Noroeste do RS

Ligando os municípios de Iraí e Palmitos, a Ponte da Integração faz a conexão entre o norte do Rio Grande do Sul com o oeste de Santa Catarina. A estrutura possui 1.003,00 metros de extensão e 25 metros de altura, atravessa o Rio Uruguai. Quem faz a travessia pelo local tem a oportunidade de desfrutar da paisagem formada pelo Rio Uruguai associada ao verde das matas.

Uma curiosidade sobre o local é que a ponte foi inaugurada em 1975, dez anos após a queda de outra ponte que estava sendo construída no local, também com o intuito de fazer a ligação entre os estados do RS e SC, mas que foi destruída por uma enchente, em função da sua baixa altura. É possível ver as ruínas da construção no local.


VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações da NSC Total
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...