
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé inaugurou em dezembro o Centro Ecumênico Dr. Hugo Ricardo Von Eye Schunemann, um espaço destinado a pacientes, familiares e funcionários. Aberto a todas as religiões, o local foi projetado para proporcionar momentos de reflexão, oração, meditação e fé.

A iniciativa reforça o compromisso com a humanização hospitalar, um dos pilares fundamentais na assistência à saúde. Estudos comprovam que a espiritualidade e as práticas de fé ajudam a reduzir o estresse, promovem confiança e oferecem conforto em situações difíceis.
Segundo o diretor técnico, Dr. Cássio Nakano, o espaço representa um avanço importante no acolhimento físico e espiritual dos pacientes e seus familiares. “Após quatro anos fechado, devido ao uso da antiga capela durante a pandemia, inauguramos o centro ecumênico do hospital, um lugar planejado para oferecer alento em momentos difíceis. Um agradecimento especial à Torfresma, representada por Janete e Claudimar, pela doação das poltronas, que tornaram o ambiente ainda mais confortável”, destacou.
O HRTGB, uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina administrada pelo Instituto Santé, oferece atendimento 100% SUS e busca constantemente aprimorar sua assistência, unindo tecnologia, cuidado e acolhimento.
Quem foi o Dr. Hugo Ricardo Von Eye Schunemann
Dr. Hugo Ricardo Von Eye Schunemann, homenageado com o nome do centro ecumênico, era médico endoscopista e iniciou suas atividades no Hospital Regional de São Miguel do Oeste em 2011. Ele é lembrado por sua ética, profissionalismo, carisma e dedicação.Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, Dr. Hugo possuía diversas especializações, incluindo cirurgia geral, videocirurgia e endoscopia digestiva, além de ser membro ativo de reconhecidas sociedades médicas. Atuava tanto no Hospital Regional quanto em sua clínica particular.
