Uma frente fria avança por Santa Catarina e deve intensificar os temporais nesta quinta-feira (2), segundo a Defesa Civil. A previsão aponta chuvas localmente fortes, acompanhadas de raios, ventos intensos e, em alguns casos, queda de granizo.
Conforme mostrado no mapa acima, a Defesa Civil alerta para riscos moderados (regiões em amarelo) e altos (regiões em laranja), com possibilidade de alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos à rede elétrica.
Alerta de temporais e frente fria em SC: regiões afetadas
Os temporais começam a ganhar força no final da manhã no Grande Oeste e em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, espalhando-se para todo o estado ao longo da tarde.
A combinação de calor e umidade torna as instabilidades mais intensas na metade leste de Santa Catarina, onde os impactos podem ser maiores. No Grande Oeste, embora os temporais também sejam fortes, devem ocorrer de forma mais isolada.
Recomendações da Defesa Civil
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população:- Abrigue-se durante os temporais: evite permanecer ao ar livre e jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou passarelas submersas;
- Evite praias e piscinas: se estiver na praia, saia imediatamente do mar;
- Redobre a atenção em áreas de encosta: fique alerta a sinais como inclinação de árvores, postes e rachaduras em muros ou paredes.- Santa Catarina deve permanecer em estado de atenção enquanto a frente fria atua na região. Para emergências, entre em contato com os serviços da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros.