Donald Trump será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) em uma cerimônia marcada por tradições e novidades. Após vencer a eleição em novembro, Trump retorna à Casa Branca para um segundo mandato, após ter servido como o 45º presidente entre 2017 e 2021.
A posse terá início às 12h no horário local (14h no horário de Brasília) com o juramento de Trump, que deve ser administrado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. O compromisso inclui o juramento de vice-presidente de J.D. Vance, que também assume formalmente seu cargo.
O que esperar do dia da posse
A cerimônia oficial inclui apresentações musicais, discursos de abertura e o aguardado discurso inaugural, no qual Trump deverá expor suas prioridades para os próximos quatro anos. Ele já prometeu assinar várias ordens executivas em suas primeiras horas no cargo.
Após o almoço oficial no Capitólio, o novo presidente seguiria em uma carreata pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca. Porém, esse evento foi cancelado devido ao frio, com todos os eventos que seriam externos, acontecendo no estádio Capital One.
À noite, Trump comparecerá a três bailes inaugurais, incluindo o tradicional Baile do Comandante-em-Chefe, onde fará discursos e celebrará com apoiadores.
Convidados ilustres
A presença de ex-presidentes também é de praxe. Barack Obama e George Bush são alguns dos ex-presidentes que confirmaram presença.
Atrações musicais
Artistas como Kid Rock, Rascal Flatts e Billy Ray Cyrus também farão parte das comemorações.
Onde assistir
A Casa Branca fará transmissão ao vivo.