O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Maravilha iniciou suas atividades em 2025 no dia 20 de janeiro, atendendo até o momento cerca de 120 crianças e adolescentes. O programa, que integra a rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem como objetivo apoiar a população em situação de vulnerabilidade social, oferecendo novas perspectivas e oportunidades para a reflexão sobre a realidade social e o desenvolvimento de novos projetos de vida.
A equipe psicossocial, composta por assistente social e psicóloga, está atuando no apoio às famílias, com a coordenação da diretora do serviço, para realizar as inscrições dos alunos que já participavam do programa em 2024. As famílias encaminhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão atendidas posteriormente.
O SCFV oferece um ambiente estruturado com quatro educadores, que atendem as crianças e adolescentes divididos por faixas etárias: de 04 a 06 anos, de 07 a 09 anos, de 10 a 11 anos e de 12 a 15 anos. Além disso, o serviço conta com um professor de educação física, um de informática e dois de arte, oferecendo atividades diversificadas. Entre as oficinas disponíveis estão canto e violão, cinema e fotografia, além de outras que estão em processo de licitação e contratação.
O programa visa, principalmente, proporcionar o direito ao convívio, oferecendo aos participantes a possibilidade de socialização, proteção e acolhimento, além de trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. As atividades são planejadas para promover a autoestima, a solidariedade e o sentimento de pertencimento, fundamentais no enfrentamento das vulnerabilidades sociais.