Na manhã desta segunda-feira (27), a equipe da Líder FM recebeu a secretária de Assistência Social de Maravilha, Ana Paula Oliveira, para uma entrevista onde falou sobre as perspectivas e projetos à frente da Pasta, cargo que ocupa desde o início deste ano.
Com uma trajetória de cinco anos como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maravilha, Ana Paula aceitou o desafio de liderar a Secretaria de Assistência Social, motivada pelo seu interesse em trabalhar na articulação de políticas públicas. “Embora seja um novo desafio, no CAPS já atuava de forma multiprofissional e intersetorial. Meu objetivo é aproximar os serviços da população e torná-los mais eficazes para quem realmente precisa”, destacou.
Cronograma de Ações da Secretaria
A secretária compartilhou que o primeiro semestre será dedicado à reorganização da equipe e dos setores da Secretaria, com especial atenção à captação de recursos. Maravilha está habilitada para receber recursos federais e estaduais, porém os valores ainda não foram divulgados. Ela também destacou a grande demanda nos serviços, como CRAS, CREAS e Imigração, e a intenção de retomar e implementar projetos voltados para a prevenção da violência.
Realocação de Famílias em Áreas de Risco
Ana Paula comentou sobre a realocação de 16 famílias que vivem em áreas de risco na Rua Quatro, próximo ao Rio Iracema, conforme acordado em audiência de conciliação com o Poder Judiciário em novembro de 2024. Até o dia 31 de janeiro, as famílias devem ser realocadas para imóveis no Loteamento Nosso Sonho. Até sexta-feira (24), 12 famílias já haviam se mudado. A Secretaria realizou um levantamento das adequações necessárias nas casas, e, apesar de alguns imóveis ainda estarem em reparo, as mudanças devem continuar dentro do cronograma. As famílias precisam desocupar o local de risco até o prazo estabelecido pela Justiça.
A secretária também falou sobre a mudança no atendimento aos imigrantes, que agora ocorre na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Portugal, 46. Segundo Ana Paula, a mudança visa reunir diversos serviços em um único local, facilitando o acesso à documentação e a orientação sobre direitos e benefícios. “Está dando certo, eles tem buscado muito o serviço”, avalia.
Novo Local para o CREAS
Em relação ao CREAS, Ana Paula informou que o serviço está funcionando na Rua Duque de Caxias, 879, em um espaço sublocado pela Prefeitura. Ela explicou que a mudança do atendimento do antigo endereço, na Rua Olavo Bilac, se deu pela dificuldade de acesso para a população. O imóvel da Rua Olavo Bilac foi cedido ao setor de Educação, e agora se encontra em obras, onde há uma placa de identificação que cita a ampliação do Centro Educacional Infantil Cinderela.
A secretária revelou que a Secretaria de Assistência Social já adquiriu um novo espaço para o CREAS, mais central e próprio.
Ana Paula destacou a importância da Escuta Especializada no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Ela revelou que novos profissionais serão capacitados ao longo deste ano para fortalecer esse serviço, que contará com a gestão de um psicólogo responsável pela organização do fluxo de atendimento.
Projeto "Mais Viver"
A secretária também anunciou que em breve estarão abertas as inscrições para o projeto "Mais Viver", destinado ao público com 60 anos ou mais. As atividades incluirão pilates, ginástica, artesanato e inclusão digital, e acontecerão no Centro Municipal da Melhor Idade, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 762. Mais informações sobre as inscrições devem ser divulgadas em breve nos canais de comunicação do município.
A entrevista faz parte de um projeto da Líder FM que oferece aos secretários e secretárias do município um espaço para compartilhar seus planos e ações à frente das respectivas Pastas. A próxima convidada será a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Layana Miotto, que estará ao vivo na próxima quarta-feira (29), no Programa Atualidades.