
As matrículas para o primeiro semestre de 2025 do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Maravilha estão abertas. Há vagas disponíveis para turmas de nivelamento, ensino fundamental e médio. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro e, de acordo com a diretora do CEJA de Maravilha, Joice Hendges da Lus, a expectativa para este ano letivo é contar com mais de 200 alunos matriculados.
As novas matrículas podem ser realizadas na sede do CEJA em Maravilha, localizado na Rua General Osório 319, sala 102 (edifício Iluminatto), nos horários das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15, de segunda a sexta. O telefone para contato é o (49) 3664-6632.
O requisito para que deseja finalizar o Ensino Fundamental é ter 15 anos completos. Quem pretende fazer aulas junto ao Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. As turmas de nivelamento são voltadas às pessoas não alfabetizadas e estrangeiros que precisam aprender a língua portuguesa.
Além do mais, quem concluiu parcialmente algum ano do ensino fundamental ou médio pode finalizar apenas as disciplinas em que ficou com pendência, sem precisar repetir toda a série. Para esta análise, o histórico escolar completo do aluno é fundamental. Nos casos em que o estudante precisa concluir todas as matérias, também há possibilidade de cursar de acordo com suas disponibilidades, escolhendo um número específico de disciplinas.
Com o intuito de acolher as diversas realidades dos alunos, a diretora Joice destaca a importância da oferta de oportunidades através da educação: “As expectativas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos em 2025 são focadas na ampliação do acesso. A educação deve ser vista como um direito fundamental, voltado para os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade regular, preparando-os para o mercado de trabalho e também para a formação acadêmica tradicional.”
Em Maravilha, as matrículas também podem ser feitas após o início das aulas. Para saber mais sobre este processo é necessário buscar mais orientações na instituição presente no município.
Na região, o CEJA também conta com as Unidades Descentralizadas de Pinhalzinho, Modelo, Iraceminha, Saltinho e na Unidade Prisional Avançada de Maravilha. Na Unidade Prisional, há turma de nivelamento e o projeto Despertar para a Leitura, onde os detentos obtêm remição de pena por frequentar as aulas.