ANO LETIVO 2025 - 31/01/2025 15:13 (atualizado em 31/01/2025 15:25)

Volta às aulas em Maravilha: expectativas, mudanças e datas

A equipe de reportagem da Líder FM fez uma matéria especial com as representantes das escolas municipais, estaduais e particular da cidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
ARTE / WH Comunicações / Rádio Líder / Jornal O Líder 

O início de um novo ano letivo é sempre um momento de renovação e expectativa. Para alunos, professores e toda a comunidade escolar, é uma oportunidade de começar do zero, traçar novos objetivos e, quem sabe, enfrentar novos desafios. O retorno à escola traz consigo uma mistura de sentimentos: a ansiedade de reencontrar amigos e colegas, a empolgação com as novidades no currículo e, para os mais jovens, o despertar para o universo do aprendizado.

Pensando nisso, a equipe de reportagem da Líder FM fez uma matéria especial com as escolas municipais, estaduais e particular da cidade, para falar sobre a expectativa, mudanças e entre outros assuntos. 

Municipal 

As aulas para os alunos de creches iniciam na próxima semana, na quinta-feira (6). Já os alunos das pré-escolas e turmas do ensino fundamental retomando as atividades no dia 10 de fevereiro. E nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro com os gestores das escolas da rede municipal, com o intuito discutir o planejamento pedagógico e administrativo para o ano letivo de 2025. 

Para falar sobre as expectativas das escolas municipais, conversamos com a nova Secretária de Educação, Nadia Signor. A secretária afirma que tem grandes expectativas para 2025, visando melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. A intenção é criar um ambiente acolhedor e inclusivo, promovendo a participação ativa de todos na vida escolar. A formação contínua de professores e servidores, focada no desenvolvimento socioemocional, também é uma prioridade. Essas ações demonstram o compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento integral da comunidade escolar.

Segundo Nadia também terá algumas mudanças e adaptações nas escolas, como por exemplo o currículo, que terá uma ênfase renovada em habilidades socioemocionais e competências, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. A metodologia de ensino também passará por adaptações, de modo que se torne mais dinâmica e atrativa. Além disso, as abordagens pedagógicas estão sendo revistas para promover uma educação mais inclusiva e equitativa. 

Neste ano também será desenvolvido com os alunos projetos que visam trabalhar a interdisciplinariedade, a questão da educação ambiental, sustentabilidade, o uso de tecnologias, os projetos trabalhados pelas escolas.

Estadual 

Para entender o cronograma das escolas estaduais de Maravilha, a equipe conversou com a Angelita Schmitt, coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Maravilha. Assim como as escolas municipais, a rede estadual irá iniciar as aulas para o ensino fundamental e médio no dia 10 de fevereiro. 

Os professores retornarão à escola em 03 de fevereiro, onde participarão de uma formação intensiva na primeira semana. Essa formação incluirá momentos presenciais nas Unidades Escolares, abordando leitura, compreensão, interpretação e escrita. Também serão revisados o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Planejamento Anual e o Plano de Aula. As atividades incluirão discussão da matriz curricular do Ensino Médio para 2025, a produção do Planejamento Anual com base no Currículo Base do Território Catarinense, além de ações de prevenção à violência escolar e a compreensão da Política Nacional ERER. O estudo da Política de Alfabetização para Santa Catarina também será realizado.

A CRE tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento pleno dos estudantes, visando a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor, buscando melhorar a interação entre alunos de diferentes realidades e culturas, incentivando o respeito mútuo e o trabalho colaborativo. 

“Entre os principais desafios, destaca-se um olhar atento às desigualdades educacionais superando deficiências e dificuldades de aprendizagem, auxiliando na evolução do conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências, atuando em todos os campos da vida”, destaca a coordenadora.  A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também está empenhada em resolver os problemas mais urgentes relacionados à infraestrutura das escolas, promovendo a formação continuada dos professores e acompanhando as atividades desenvolvidas nas Unidades Escolares para garantir o bom andamento das instituições de ensino.

Particular 

Já na escola particular da cidade as aulas iniciam na próxima segunda-feira (3), com grande expectativa a equipe do Escola Dom Sistema Educacional, destaca: “sabemos que nossos grupos estão sempre em evolução. Por isso, neste ano, continuaremos e ampliaremos nossos projetos de desenvolvimento humano, como o "Líder em Mim", além de iniciativas próprias contra o bullying. Acreditamos que, ao fortalecer a convivência e o respeito entre os alunos, criamos um ambiente mais harmônico e propício ao aprendizado.”

A escola também explica que implementaram a nova legislação que proíbe o uso do celular no ambiente escolar, mas a tecnologia continuará presente em nossa escola, de maneira pedagógica. “Nossas salas são equipadas com projetores, e temos um acervo de notebooks disponíveis para que os professores possam utilizar quando necessário em suas aulas”, explicam.

Além da rotina de ensino, que segue o planejamento das disciplinas, a escola também desenvolverá momentos de reflexão com projetos que visam prevenir o bullying, promover a inclusão e proporcionar eventos recreativos internos. 


Fonte: Ana Carolina Rodrigues/ WH Comunicações / Rádio Líder / Jornal O Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...