
Encerra nesta sexta-feira (28), a Operação CODESUL, a qual mobiliza forças de segurança dos quatro estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL): Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A operação foi deflagrada na terça-feira (25), no intuito de coibir atos ilícitos em regiões que fazem fronteira com os países da Argentina, Paraguai e Bolívia.
As ações ocorrem de forma simultânea em diversos municípios catarinenses, paranaenses, gaúchos e sul mato-grossenses no período que antecede as festividades do carnaval.
De acordo com o 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (9°CRPM/Fron), que atua em 35 municípios do Oeste catarinense, os dois batalhões de área, o 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11° BPM/Fron) e o 36° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (36° BPM/Fron), possuem agentes mobilizados na Operação. 108 PMs operaram em suas escalas. Até o momento, mais de 400 pessoas foram abordadas, 390 veículos foram vistoriados, e sete prisões em flagrante foram realizadas. Um veículo foi recuperado de furto, ocorrência que teve origem em Maravilha.
