
Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Maravilha divulgou um novo boletim epidemiológico sobre a situação da dengue no município. De acordo com o levantamento, o município já registrou 12 casos confirmados de dengue em 2025, sendo 5 casos importados e 7 autóctones (quando o vírus é adquirido dentro do próprio município). O boletim também aponta que, atualmente, quatro pessoas estão em período de viremia, o que significa que elas podem transmitir o vírus para mosquitos, os quais podem, por sua vez, infectar outras pessoas.
Das confirmações da doença realizadas até o momento, uma pessoa de 16 anos desenvolveu o quadro grave da dengue aqui em Maravilha, e se encontra internada.
Em entrevista nesta tarde à Líder FM, o coordenador de vigilâncias de Maravilha, Vando Lopes, detalhou as ações de combate e monitoramento do mosquito transmissor da dengue. Segundo Vando Lopes, a equipe de vigilância sanitária e epidemiológica está seguindo os protocolos da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), com o trabalho dos agentes de endemias intensificando as medidas de prevenção. “Estamos fazendo o possível para que não haja uma epidemia de dengue aqui em Maravilha”, reforça.
As ações incluem o reconhecimento de possíveis criadouros de mosquitos, além da aplicação de pulverizadores com produtos liberados pela DIVE. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e reduzir a incidência de novos casos. A recomendação é que, ao perceber os primeiros sintomas da doença, as pessoas procurem atendimento médico imediatamente.
Até o momento, os casos de chikungunya seguem zerados, e os casos em investigação deram negativo.