
Após mais de uma década, a Honda anunciou a volta da CB 500 Hornet ao Brasil. A marca ainda não divulgou a data oficial nem a ficha técnica da moto no Brasil, mas a expectativa é que o novo modelo traga o mesmo visual "naked" que tinha no passado.

O nome "naked" vem, justamente, porque parte considerável dos componentes fica exposta e sem carenagem — deixando-a com um visual muito diferente dos modelos City, como Honda CG 160, Yamaha YBR 150 e Shineray XY 150.
Além da Hornet, a marca também prometeu o lançamento de outros novos modelos para o segmento de média e alta cilindrada, com a chegada da NX 500, da CRF 1100L Africa Twin e da CV 650R E-Clutch.
Veja o que se sabe até aqui e o que podemos esperar dos novos lançamentos da Honda:
O que se sabe sobre a nova Hornet até agora?
Mesmo sem uma ficha técnica oficial da nova CB 500 Hornet, é possível ter uma ideia do que a Honda planeja para o lançamento no Brasil, uma vez que o modelo está disponível para venda em outros países.
Para o mercado da Europa, por exemplo, a CB 500 Hornet traz motor bicilíndrico de 471 cilindradas, com refrigeração a água — semelhante ao que era visto na antiga CB 600F Hornet (entenda mais abaixo).
O conjunto desenvolve uma potência de 47,58 cv e torque de 3,56 kgfm. A moto trabalha com câmbio manual de seis velocidades, o que pode permitir uma aceleração mais suave e eficiente, por exemplo.
O modelo europeu também tem um visual mais agressivo, com ângulos mais retos do que a Hornet antiga — o que transmite mais modernidade e se encaixa em um perfil de velocidade mais alto.

O retorno após 11 anos
O mais chamativo dos lançamentos é o da CB 500 Hornet, que ganha os holofotes não necessariamente pela potência ou pelo visual, mas por conta do nome que carrega.
Isso porque o "Hornet" esteve presente em um modelo famoso da Honda, de maior cilindrada, e que ficou entre as motos mais vendidas do segmento durante todo o período em que esteve por aqui: a CB 600F Hornet.
A CB 600F Hornet foi lançada no Brasil em dezembro de 2004 e foi vendida até 2014. E durante praticamente todos os 10 anos em que ficou por aqui, a moto foi a "naked" mais vendida do país.
O primeiro lugar do pódio só passou a ser ameaçado de verdade em 2011, com a chegada da Yamaha XJ6.
O modelo da concorrente tomou a liderança em 2014, mesmo ano em que a antiga Hornet foi descontinuada no Brasil. A CB 600F Hornet já demonstrava vendas fracas nos anos que antecederam seu fim, quando os emplacamentos caíram 27,4% — de 5.896 unidades vendidas em 2011 para 4.279 no ano seguinte.